Notícias | Postado no dia: 27 agosto, 2024
Moraes levará julgamento da Revisão da Vida Toda para Plenário físico
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (26) o julgamento de dois recursos apresentados em face da decisão que derrubou a possibilidade de revisão da vida toda das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A análise estava sendo conduzida no plenário virtual do STF, mas foi interrompida após o ministro Moraes solicitar destaque. Não há previsão para a retomada do julgamento.
Antes da suspensão, quatro ministros se posicionaram contra os recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). Além do relator, ministro Nunes Marques, os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia também votaram pela rejeição dos recursos, mantendo a improcedência da tese.
As entidades argumentaram que a revisão deveria ser assegurada para aqueles que já tinham processos em andamento na Justiça, apontando que instâncias inferiores já haviam garantido o direito à revisão.
Em março deste ano, o Supremo decidiu que os aposentados não têm o direito de optar pela regra mais favorável para o recálculo dos benefícios. O julgamento terminou com 7 votos a 4.
Essa decisão anulou uma deliberação anterior do STF que havia sido favorável à revisão da vida toda. A mudança ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), em vez do recurso extraordinário que havia garantido o direito à revisão.
Ao considerar constitucionais as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros concluiu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados, mesmo se o cálculo mais benéfico for aplicável.
Nosso escritório conta com experiência de 22 anos em advocacia previdenciária, tendo vários profissionais habilitados para o atendimento aos beneficiários do INSS.
Agende seu horário. Será um prazer atender Você!
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br